Nos primeiros anos do ensino fundamental, a Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento motor e social das crianças. As unidades temáticas e os objetos de conhecimento definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) oferecem uma estrutura valiosa para guiar o ensino e aprendizado nessa fase crucial. Neste texto, vamos explorar cada uma dessas unidades e sua importância para o desenvolvimento integral das crianças.
Brincadeiras e Jogos
Brincadeiras e Jogos da Cultura Popular
Nessa unidade, as crianças têm a oportunidade de explorar e participar de brincadeiras e jogos tradicionais da cultura popular, que estão enraizados nos contextos comunitário e regional. Jogos como amarelinha, queimada, pega-pega e esconde-esconde não só promovem a diversão, mas também desenvolvem habilidades motoras fundamentais, como correr, pular, lançar e desviar.
Esportes
Atividades Esportivas de Marca e Precisão
Nesta categoria, as crianças são introduzidas a atividades esportivas que envolvem marcação de pontos e precisão nos movimentos. Jogos como arremesso ao alvo, mini golfe, peteca e tênis de mesa são explorados, incentivando o desenvolvimento da coordenação motora fina, concentração e noções básicas de estratégia.
Ginásticas
Práticas Corporais de Ginástica Geral
A ginástica oferece uma ampla gama de benefícios para as crianças, incluindo o desenvolvimento da força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora. Nessa unidade, as crianças participam de atividades de ginástica geral, como rolamentos, saltos, equilíbrios e circuitos, proporcionando um ambiente seguro e lúdico para explorar e aprimorar suas habilidades motoras fundamentais.
Danças
Danças do Contexto Comunitário e Regional
As danças tradicionais da comunidade e região são uma parte importante da cultura local e proporcionam uma oportunidade para as crianças se conectarem com suas raízes culturais. Danças como o carimbó, forró, quadrilha e catira não apenas incentivam a expressão criativa e o movimento corporal, mas também promovem o respeito pela diversidade cultural e o trabalho em equipe.
As unidades temáticas e objetos de conhecimento para o 1º e 2º ano na Educação Física oferecem uma base sólida para promover o desenvolvimento integral das crianças. Ao participar de brincadeiras, jogos, esportes, ginásticas e danças, as crianças não apenas desenvolvem suas habilidades motoras e físicas, mas também aprendem a trabalhar em equipe, respeitar as diferenças e valorizar a cultura local. Essas experiências são essenciais para construir uma base sólida para o aprendizado ao longo da vida e para promover um estilo de vida ativo e saudável desde tenra idade.
Espero que você tenha gostado desse texto, específico para a atuação com a BNCC na Escola. Tenho algumas dicas para te dar:Conheça a COLEÇÃO Educação Fisica Escolar na BNCC - Unidades Temáticas
Conheça a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Aproveita e segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
0 Comentários