Ticker

6/recent/ticker-posts

Jogos e Brincadeiras na BNCC: Como Planejar para Cada Ano?

 

Quem nunca se deparou com a dúvida de como organizar jogos e brincadeiras na sala de aula de maneira que elas sejam pedagógicas, divertidas e alinhadas com a BNCC? É uma tarefa desafiadora, mas também uma excelente oportunidade de inovar e garantir que os alunos aprendam de forma lúdica, enquanto desenvolvem habilidades motoras, sociais e cognitivas.

Se você está buscando uma forma estruturada de integrar jogos e brincadeiras ao planejamento, esse texto é para você! Vamos te mostrar como planejar essas atividades de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que você consiga atingir competências e habilidades de cada ano letivo de forma divertida e eficiente.

1. Por Que Incluir Jogos e Brincadeiras no Planejamento?

Jogos e brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento infantil e escolar, e a BNCC valoriza muito essa abordagem. Eles permitem que os alunos aprendam conceitos essenciais de cooperação, respeito aos outros, trabalho em equipe, habilidades motoras e até mesmo de tomada de decisão. Além disso, as brincadeiras são uma forma prazerosa de exercitar o corpo, melhorar a coordenação motora, a flexibilidade, o equilíbrio e, claro, estimular a criatividade.

Exemplos de habilidades que os jogos e brincadeiras podem desenvolver:

  • Coordenação motora ampla e fina: corridas, saltos, arremessos e atividades com bolas.
  • Trabalho em equipe: jogos cooperativos que incentivam os alunos a colaborar.
  • Respeito ao outro: aprender regras e respeitar o espaço de cada um.
  • Desenvolvimento emocional: aprender a lidar com vitórias e derrotas.

2. Como Planejar Jogos e Brincadeiras para Cada Ano de acordo com a BNCC?

Agora que sabemos a importância dessas atividades, vamos falar sobre como você pode planejar as brincadeiras e jogos para cada ano escolar, sempre considerando o desenvolvimento cognitivo e motor dos alunos e os objetivos da BNCC.

1º e 2º Ano: Jogos para o Desenvolvimento Motor Básico

Nos primeiros anos, a prioridade é o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como correr, saltar, pular, lançar e pegar. É importante utilizar jogos e brincadeiras que estimulam o movimento de maneira lúdica e que, ao mesmo tempo, desenvolvem coordenação e equilíbrio.

Exemplos de atividades:

  • “Cabo de Guerra” (fortalecimento da força e cooperação).
  • “Corrida do saco” (trabalha o equilíbrio e agilidade).
  • Brincadeiras de pular corda (coordenar o movimento das pernas).

Objetivo na BNCC: Desenvolver habilidades motoras básicas, ampliando as capacidades de movimentação e interação com o ambiente.

3º e 4º Ano: Jogos Cooperativos e Introdução a Esportes

A partir do 3º ano, é hora de introduzir o conceito de cooperação e estratégia nos jogos. Nesta fase, as brincadeiras começam a incorporar regras mais complexas e os alunos aprendem a interagir mais com os colegas, entendendo o conceito de trabalho em equipe.

Exemplos de atividades:

  • “Corrida com Obstáculos” (para melhorar a coordenação motora e o trabalho em grupo).
  • “Futebol com Bolinha de Meia” (para aprender os fundamentos do futebol de forma divertida).
  • Jogos de “Queimada” e “Pique-bandeira” (trabalham agilidade, cooperação e estratégia).

Objetivo na BNCC: Trabalhar o desenvolvimento de habilidades motoras mais complexas e o desenvolvimento social (cooperação, respeito e convivência).

5º e 6º Ano: Jogos de Revezamento e Competição

A partir do 5º ano, os jogos podem começar a envolver competição e desafios. O foco está no desenvolvimento de táticas e estratégias dentro de um jogo mais estruturado, além de promover o trabalho em equipe e a autoconfiança dos alunos.

Exemplos de atividades:

  • “Jogo de Revezamento” (trabalha resistência e coordenação).
  • “Futebol com Regras” (introdução de regras e táticas).
  • “Mini Olimpíadas” (competições individuais e coletivas para fomentar o espírito esportivo e a convivência).

Objetivo na BNCC: Desenvolver o pensamento estratégico, o desenvolvimento motor avançado e o respeito às regras.

7º ao 9º Ano: Jogos Competitivos e Preparação para Esportes

No Ensino Fundamental II, a ideia é começar a aprofundar os conhecimentos em esportes mais estruturados, reforçando o trabalho em equipe, a estratégia e a autonomia dos alunos durante os jogos. As brincadeiras começam a ganhar uma estrutura mais formal, com foco em esportes coletivos e individuais.

Exemplos de atividades:

  • “Voleibol” (ensinando as regras e a dinâmica do esporte).
  • “Basquete com regras adaptadas” (trabalha a estratégia e a organização de equipes).
  • “Jogos de Futebol de Campo” (fomentando táticas e movimentos mais específicos de cada posição).

Objetivo na BNCC: Desenvolver as habilidades motoras específicas, o pensamento estratégico e a valorização do esporte como prática de saúde e bem-estar.

3. Como Facilitar o Planejamento com a Coleção "Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano"

E para te ajudar a planejar essas atividades de maneira prática e alinhada com a BNCC, a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano é a solução ideal! Com ela, você terá planos de aula completos, dicas de atividades e estratégias pedagógicas para aplicar em todos os anos escolares, de forma simples e eficiente.

Aproveite agora a oferta especial! De R$ 67,00 por apenas R$ 33,00!

👉 Adquira agora a sua Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao ano por R$ 33,00

Com a Coleção Planejando na Educação Física, você terá todas as ferramentas para garantir que suas aulas de jogos e brincadeiras sejam não só divertidas, mas também educativas, sempre de acordo com a BNCC.

Vamos transformar as brincadeiras e jogos na sua escola em uma verdadeira ferramenta de aprendizado!

Espero que você tenha gostado desse texto, específico para a atuação com a BNCC na Escola. Tenho algumas dicas para te dar:

Conheça a COLEÇÃO Educação Fisica Escolar na BNCC - Unidades Temáticas
Conheça a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Aproveita e segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Postar um comentário

0 Comentários