Você sabia que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem diretrizes claras sobre como trabalhar atividades físicas com crianças da Educação Infantil? Isso mesmo! A BNCC estabelece objetivos e competências específicas que visam não só o desenvolvimento físico das crianças, mas também sua coordenação motora, bem-estar e interações sociais.
Sabemos que trabalhar com crianças pequenas exige uma abordagem cuidadosa, divertida e envolvente. Por isso, no post de hoje, vou te contar como você pode planejar e aplicar atividades físicas que atendam aos objetivos da BNCC e, ao mesmo tempo, tornem suas aulas ainda mais dinâmicas e educativas.
1. BNCC e a Educação Física na Educação Infantil
A BNCC destaca a Educação Física como um componente curricular essencial para o desenvolvimento global da criança, e não apenas para melhorar suas habilidades motoras. Ao integrar atividades físicas no ensino infantil, trabalhamos com a expressão corporal, o autoconhecimento, a socialização e o respeito ao outro.
De acordo com a BNCC, a Educação Física para as crianças da Educação Infantil deve:
- Estimular o movimento de forma lúdica, valorizando as brincadeiras e jogos.
- Promover a exploração do corpo e do espaço de maneira criativa e sem imposição de regras rígidas.
- Favorecer a convivência e o trabalho em grupo, desenvolvendo habilidades como cooperação e solidariedade.
- Explorar diferentes tipos de movimento, como correr, saltar, rolar, arrastar, etc.
Esses objetivos são fundamentais para garantir que as crianças não só se movam, mas também desenvolvam uma relação saudável com o corpo e com os outros. Agora, vamos às dicas de atividades!
2. Atividades Físicas para o Ensino Infantil Segundo a BNCC
2.1. Brincadeiras com Movimento
A BNCC valoriza as brincadeiras com movimento como uma das principais formas de aprendizado na Educação Infantil. Jogos simples, como correr, saltar, dançar, são fundamentais para estimular o desenvolvimento motor e a socialização.
Exemplo: "Jogo da estátua" – As crianças correm pela sala ou pátio enquanto a música toca. Quando a música parar, elas devem ficar paradas como estátuas. Esse tipo de brincadeira desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio e a percepção espacial.
2.2. Atividades de Coordenação Motora
A BNCC enfatiza a importância de trabalhar a coordenação motora em diversas fases. O desenvolvimento motor das crianças vai muito além do simples movimento, e envolve a coordenação de braços, pernas, tronco e cabeça.
Exemplo: "Caminho dos obstáculos" – Crie um circuito com diferentes obstáculos, como cones, cordas e almofadas. As crianças precisam passar por cada um deles de diferentes formas: andando, pulando, rastejando, equilibrando-se. Essa atividade ajuda a trabalhar a coordenação, equilíbrio e a percepção do próprio corpo.
2.3. Jogos Cooperativos
Os jogos cooperativos são uma excelente forma de ensinar as crianças a trabalhar em equipe e a desenvolver habilidades como cooperação, solidariedade e respeito. A BNCC incentiva a integração entre os alunos, promovendo relações positivas.
Exemplo: "Pega-pega cooperativo" – Ao invés de ser um jogo onde há competição, nesse tipo de pega-pega, todos devem ajudar uns aos outros. O “pegador” tenta pegar alguém, mas quem é pego deve fazer parte de uma corrente, pegando outras crianças juntas. Essa atividade favorece a cooperação e a trabalho em grupo.
2.4. Atividades de Expressão Corporal
A expressão corporal é uma área muito importante na Educação Infantil, pois promove o autoconhecimento e a liberdade criativa. A BNCC sugere que as crianças possam explorar sua criatividade e emoções através do movimento.
Exemplo: "Dança das emoções" – Proponha músicas variadas e incentive as crianças a expressarem emoções diferentes com o corpo. Como seria dançar com alegria? Como seria dançar com tristeza? Esse tipo de atividade estimula a expressão emocional e o desenvolvimento do movimento criativo.
2.5. Jogos com Regras Simples
Embora a BNCC sugira atividades lúdicas e livres, ela também valoriza o ensino gradual de regras simples. Isso ajuda as crianças a compreenderem conceitos como responsabilidade, respeito pelos outros e disciplina.
Exemplo: "Jogo do lenço" – Duas equipes competem para pegar um lenço colocado no centro de um campo demarcado. Quando a criança pega o lenço, deve correr de volta à sua equipe sem ser tocada. Esse jogo desenvolve a agilidade, estratégia e o respeito pelas regras.
3. Como Organizar Sua Aula de Educação Física para a Educação Infantil?
Agora que você já tem algumas ideias de atividades, vamos à organização da aula. A estrutura de uma aula de Educação Física Infantil deve ser leve, divertida e engajante, sempre considerando o limite de tempo da faixa etária (em média, 30 a 40 minutos).
- Aquecimento (5 a 10 minutos): Comece com uma atividade divertida para preparar o corpo, como uma dança ou jogo de movimento leve.
- Desenvolvimento (20 a 25 minutos): Realize a atividade principal (como os exemplos que mencionamos acima).
- Desaceleração (5 a 10 minutos): Finalize com uma atividade relaxante ou uma roda de conversa sobre o que aprenderam na aula, dando um feedback positivo.
4. Planeje Suas Aulas de Forma Simples e Eficiente
Sabemos que o planejamento de aulas para a Educação Infantil exige muito empenho e criatividade. Por isso, criamos a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano, que está com 50% de desconto e oferece uma variedade de planos de aula para todas as faixas etárias.
Essa coleção é 100% alinhada com a BNCC, trazendo atividades adaptadas para o Ensino Infantil, garantindo que suas aulas sejam dinâmicas e pedagógicas.
Agora é a sua vez!
👉 Garanta já a sua coleção e planeje aulas incríveis para a Educação Infantil!
5. Conclusão
Trabalhar atividades físicas com as crianças da Educação Infantil não é apenas sobre ensinar a correr ou saltar. Trata-se de criar um ambiente onde elas possam explorar, experimentar e se expressar, desenvolvendo habilidades motoras, sociais e emocionais. Com as dicas que compartilhei hoje, você pode planejar suas aulas de maneira mais dinâmica e alinhada à BNCC, garantindo que seus alunos aproveitem ao máximo o aprendizado.
Vamos planejar juntos e criar aulas incríveis para os pequenos?
Até a próxima, professor!
Espero que você tenha gostado desse texto, específico para a atuação com a BNCC na Escola. Tenho algumas dicas para te dar:Conheça a COLEÇÃO Educação Fisica Escolar na BNCC - Unidades Temáticas
Conheça a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Aproveita e segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
0 Comentários