Ticker

6/recent/ticker-posts

Como Criar Sequências Didáticas na Educação Física com a BNCC

 


Você já se deparou com a necessidade de planejar uma sequência didática para suas aulas e ficou um pouco perdido? A sequência didática é uma das ferramentas mais poderosas para o sucesso no planejamento da sua aula, especialmente quando falamos em Educação Física. E, claro, tudo deve estar alinhado com a BNCC para garantir que estamos atendendo aos objetivos de desenvolvimento motor, social e cognitivo dos alunos de forma eficaz.

Se você tem dificuldades em planejar uma sequência didática que engaje os alunos e ao mesmo tempo cumpra as orientações da BNCC, este post é para você! Vamos entender como montar essas sequências de maneira que o aprendizado seja dinâmico e enriquecedor para seus alunos, e como integrar os conceitos e habilidades exigidos pela BNCC de forma prática e objetiva.

O que é uma sequência didática?

A sequência didática é uma organização das atividades que compõem uma aula ou um conjunto de aulas. Ela é construída para que o professor desenvolva um objetivo pedagógico específico ao longo de um tempo, respeitando o nível de desenvolvimento e os interesses dos alunos.

Na Educação Física, ela pode envolver atividades de diferentes naturezas: jogos, esportes, atividades de expressão corporal, entre outros. E para tornar essa sequência eficaz, precisamos garantir que ela esteja alinhada à BNCC, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, tanto no aspecto físico quanto no social e cognitivo.

Como criar uma sequência didática de Educação Física com a BNCC?

Agora que você sabe o que é uma sequência didática, vamos te ajudar a criar uma para suas aulas de Educação Física, sempre com a BNCC como guia. Veja os passos essenciais para a construção dessa sequência!

1. Defina os objetivos da sua aula

O primeiro passo é determinar o que você quer alcançar com a aula. Esses objetivos devem ser claros e alinhar-se com as competências e habilidades previstas na BNCC. Lembre-se de que a BNCC em Educação Física visa o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos.

Por exemplo:

  • Desenvolver a coordenação motora.
  • Trabalhar a cooperação e a solidariedade através de jogos cooperativos.
  • Introduzir conceitos básicos de esportes e atividades físicas.

Com esses objetivos definidos, fica mais fácil planejar cada etapa da sequência.

2. Organize as etapas da sequência didática

Uma sequência didática é composta por diferentes etapas, e cada uma delas deve ser pensada com o objetivo de envolver o aluno de maneira ativa. Veja como você pode organizar a sequência com base na BNCC:

  1. Aquecimento (5-10 minutos)
    • Objetivo: Preparar o corpo para a atividade física e trabalhar a concentração.
    • Atividade: Exercícios de alongamento e aquecimento com música, simulando movimentos do jogo ou esporte que será trabalhado na aula.
  2. Desenvolvimento (20-30 minutos)
    • Objetivo: Explorar as habilidades motoras e sociais de forma prática.
    • Atividade: Divida os alunos em grupos para praticarem atividades que envolvem o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais (exemplo: jogos cooperativos ou esportivos com regras adaptadas).
  3. Conclusão ou Reflexão (5-10 minutos)
    • Objetivo: Reflexão sobre o que foi aprendido na aula e incentivo ao cuidado com o corpo.
    • Atividade: Jogo de perguntas e respostas sobre o que foi trabalhado ou momento de alongamento e relaxamento.

Cada etapa deve ser pensada de acordo com as habilidades e competências da BNCC que você deseja atingir. Lembre-se de que a aula deve ser envolvente e respeitar o ritmo e as necessidades de todos os alunos.

3. Escolha atividades que contemplem o desenvolvimento integral

A BNCC preconiza que o ensino de Educação Física deve considerar o desenvolvimento integral do aluno. Ou seja, sua sequência didática precisa contemplar tanto o desenvolvimento motor, cognitivo, quanto socioemocional. Aqui estão algumas dicas:

  • Atividades motoras: Promova o desenvolvimento de habilidades como coordenação, agilidade, equilíbrio e força com atividades lúdicas, circuitos e jogos.

  • Atividades cognitivas: Trabalhe o conhecimento dos alunos sobre regras, táticas e estratégias de diferentes esportes e jogos. Além disso, faça com que os alunos compreendam a importância da atividade física para a saúde.

  • Atividades socioemocionais: Use atividades que promovam o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito ao outro e a solidariedade. Jogos cooperativos, por exemplo, são uma excelente maneira de trabalhar essas questões.

4. Avaliação e feedback

A avaliação é uma parte essencial da sequência didática. Ela não deve ser apenas somativa, mas também formativa, ou seja, deve permitir o acompanhamento do processo de aprendizagem ao longo das atividades.

Durante a aula, observe as interações dos alunos, como eles se envolvem nas atividades, como respeitam as regras e se aplicam os conceitos aprendidos. Ao final, ofereça um feedback construtivo, incentivando os pontos positivos e sugerindo melhorias.

5. Adeque as atividades ao contexto e à faixa etária

Cada série ou turma possui um nível de desenvolvimento físico e cognitivo diferente. Por isso, adapte as atividades de acordo com a faixa etária e as necessidades de cada turma. Por exemplo:

  • Para os anos iniciais (1º ao 3º ano), as atividades devem ser mais lúdicas, focadas na exploração do corpo e na coordenação motora.
  • Para os anos finais (4º ao 5º ano), pode-se introduzir atividades que envolvem mais estratégia e tática, como esportes mais complexos e jogos cooperativos.

Como a Coleção Planejando na Educação Física pode te ajudar?

Sabemos que, muitas vezes, organizar uma sequência didática que esteja 100% alinhada à BNCC pode ser um desafio. Pensando nisso, criamos a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano, com planos de aula prontos, atividades diversificadas e totalmente alinhadas às orientações da BNCC.

Com ela, você vai poder planejar suas aulas de forma mais fácil, dinâmica e objetiva, atendendo a todas as diretrizes da BNCC e garantindo o aprendizado significativo para seus alunos.

E o melhor: está com 50% de desconto! Aproveite a promoção e garanta sua coleção agora mesmo.

👉 Adquira sua coleção agora!

 

Criar sequências didáticas eficientes, que envolvem os alunos e atendem às necessidades da BNCC, é essencial para o sucesso da sua prática pedagógica na Educação Física. Ao seguir essas orientações, você garante que seus alunos aprenderão de forma divertida, significativa e integral.

Estamos aqui para te apoiar nesse processo. Com a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano, você terá todas as ferramentas para planejar aulas incríveis e que atendem a todos os requisitos da BNCC.

Até a próxima, professor!

Espero que você tenha gostado desse texto, específico para a atuação com a BNCC na Escola. Tenho algumas dicas para te dar:

Conheça a COLEÇÃO Educação Fisica Escolar na BNCC - Unidades Temáticas
Conheça a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Aproveita e segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .

Postar um comentário

0 Comentários