Você já se deparou com a necessidade de planejar uma sequência didática para suas aulas e ficou um pouco perdido? A sequência didática é uma das ferramentas mais poderosas para o sucesso no planejamento da sua aula, especialmente quando falamos em Educação Física. E, claro, tudo deve estar alinhado com a BNCC para garantir que estamos atendendo aos objetivos de desenvolvimento motor, social e cognitivo dos alunos de forma eficaz.
Se você tem dificuldades em planejar uma sequência didática que engaje os alunos e ao mesmo tempo cumpra as orientações da BNCC, este post é para você! Vamos entender como montar essas sequências de maneira que o aprendizado seja dinâmico e enriquecedor para seus alunos, e como integrar os conceitos e habilidades exigidos pela BNCC de forma prática e objetiva.
O que é uma sequência didática?
A sequência didática é uma organização das atividades que compõem uma aula ou um conjunto de aulas. Ela é construída para que o professor desenvolva um objetivo pedagógico específico ao longo de um tempo, respeitando o nível de desenvolvimento e os interesses dos alunos.
Na Educação Física, ela pode envolver atividades de diferentes naturezas: jogos, esportes, atividades de expressão corporal, entre outros. E para tornar essa sequência eficaz, precisamos garantir que ela esteja alinhada à BNCC, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos, tanto no aspecto físico quanto no social e cognitivo.
Como criar uma sequência didática de Educação Física com a BNCC?
Agora que você sabe o que é uma sequência didática, vamos te ajudar a criar uma para suas aulas de Educação Física, sempre com a BNCC como guia. Veja os passos essenciais para a construção dessa sequência!
1. Defina os objetivos da sua aula
O primeiro passo é determinar o que você quer alcançar com a aula. Esses objetivos devem ser claros e alinhar-se com as competências e habilidades previstas na BNCC. Lembre-se de que a BNCC em Educação Física visa o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional dos alunos.
Por exemplo:
- Desenvolver a coordenação motora.
- Trabalhar a cooperação e a solidariedade através de jogos cooperativos.
- Introduzir conceitos básicos de esportes e atividades físicas.
Com esses objetivos definidos, fica mais fácil planejar cada etapa da sequência.
2. Organize as etapas da sequência didática
Uma sequência didática é composta por diferentes etapas, e cada uma delas deve ser pensada com o objetivo de envolver o aluno de maneira ativa. Veja como você pode organizar a sequência com base na BNCC:
- Aquecimento (5-10 minutos)
- Objetivo: Preparar o corpo para a atividade física e trabalhar a concentração.
- Atividade: Exercícios de alongamento e aquecimento com música, simulando movimentos do jogo ou esporte que será trabalhado na aula.
- Desenvolvimento (20-30 minutos)
- Objetivo: Explorar as habilidades motoras e sociais de forma prática.
- Atividade: Divida os alunos em grupos para praticarem atividades que envolvem o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais (exemplo: jogos cooperativos ou esportivos com regras adaptadas).
- Conclusão ou Reflexão (5-10 minutos)
- Objetivo: Reflexão sobre o que foi aprendido na aula e incentivo ao cuidado com o corpo.
- Atividade: Jogo de perguntas e respostas sobre o que foi trabalhado ou momento de alongamento e relaxamento.
Cada etapa deve ser pensada de acordo com as habilidades e competências da BNCC que você deseja atingir. Lembre-se de que a aula deve ser envolvente e respeitar o ritmo e as necessidades de todos os alunos.
3. Escolha atividades que contemplem o desenvolvimento integral
A BNCC preconiza que o ensino de Educação Física deve considerar o desenvolvimento integral do aluno. Ou seja, sua sequência didática precisa contemplar tanto o desenvolvimento motor, cognitivo, quanto socioemocional. Aqui estão algumas dicas:
Atividades motoras: Promova o desenvolvimento de habilidades como coordenação, agilidade, equilíbrio e força com atividades lúdicas, circuitos e jogos.
Atividades cognitivas: Trabalhe o conhecimento dos alunos sobre regras, táticas e estratégias de diferentes esportes e jogos. Além disso, faça com que os alunos compreendam a importância da atividade física para a saúde.
Atividades socioemocionais: Use atividades que promovam o trabalho em equipe, a cooperação, o respeito ao outro e a solidariedade. Jogos cooperativos, por exemplo, são uma excelente maneira de trabalhar essas questões.
4. Avaliação e feedback
A avaliação é uma parte essencial da sequência didática. Ela não deve ser apenas somativa, mas também formativa, ou seja, deve permitir o acompanhamento do processo de aprendizagem ao longo das atividades.
Durante a aula, observe as interações dos alunos, como eles se envolvem nas atividades, como respeitam as regras e se aplicam os conceitos aprendidos. Ao final, ofereça um feedback construtivo, incentivando os pontos positivos e sugerindo melhorias.
5. Adeque as atividades ao contexto e à faixa etária
Cada série ou turma possui um nível de desenvolvimento físico e cognitivo diferente. Por isso, adapte as atividades de acordo com a faixa etária e as necessidades de cada turma. Por exemplo:
- Para os anos iniciais (1º ao 3º ano), as atividades devem ser mais lúdicas, focadas na exploração do corpo e na coordenação motora.
- Para os anos finais (4º ao 5º ano), pode-se introduzir atividades que envolvem mais estratégia e tática, como esportes mais complexos e jogos cooperativos.
Como a Coleção Planejando na Educação Física pode te ajudar?
Sabemos que, muitas vezes, organizar uma sequência didática que esteja 100% alinhada à BNCC pode ser um desafio. Pensando nisso, criamos a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano, com planos de aula prontos, atividades diversificadas e totalmente alinhadas às orientações da BNCC.
Com ela, você vai poder planejar suas aulas de forma mais fácil, dinâmica e objetiva, atendendo a todas as diretrizes da BNCC e garantindo o aprendizado significativo para seus alunos.
E o melhor: está com 50% de desconto! Aproveite a promoção e garanta sua coleção agora mesmo.
Criar sequências didáticas eficientes, que envolvem os alunos e atendem às necessidades da BNCC, é essencial para o sucesso da sua prática pedagógica na Educação Física. Ao seguir essas orientações, você garante que seus alunos aprenderão de forma divertida, significativa e integral.
Estamos aqui para te apoiar nesse processo. Com a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano, você terá todas as ferramentas para planejar aulas incríveis e que atendem a todos os requisitos da BNCC.
Até a próxima, professor!
Espero que você tenha gostado desse texto, específico para a atuação com a BNCC na Escola. Tenho algumas dicas para te dar:Conheça a COLEÇÃO Educação Fisica Escolar na BNCC - Unidades Temáticas
Conheça a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Aproveita e segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
0 Comentários