Se tem algo que todo professor de Educação Física já sentiu é a dificuldade de transformar a BNCC em aula prática.
O documento traz conceitos importantes, mas, na hora de aplicar, parece que falta uma ponte entre a teoria e a quadra.
O resultado?
Aulas improvisadas, falta de sequência no aprendizado e aquela sensação de estar sempre “apagando incêndio”.
Mas a BNCC pode ser simples. O segredo está em entender as unidades temáticas e criar atividades que façam sentido para os alunos e para a escola.
Vou te mostrar alguns exemplos que realmente funcionam no dia a dia.
1. Jogos para desenvolver habilidades motoras
Unidade temática: Brincadeiras e jogos
-
Objetivo da aula: melhorar coordenação motora, raciocínio rápido e tomada de decisão.
-
Atividade prática:
-
Jogo do “pega-congela”: ao ser tocado, o aluno deve congelar e só pode ser salvo se outro colega passar por baixo dele.
-
Cada rodada muda a forma de deslocamento: correndo, saltando, andando de costas.
-
💡 Por que funciona:
É simples, divertido e trabalha diversas habilidades previstas na BNCC, como cooperação, agilidade e criatividade.
2. Esportes adaptados para inclusão
Unidade temática: Esportes
-
Objetivo da aula: trabalhar regras, socialização e inclusão.
-
Atividade prática:
-
Vôlei adaptado com balão, ideal para turmas com diferentes níveis de habilidade.
-
Reduz a velocidade do jogo, permitindo que todos participem, sem frustrações.
-
💡 Por que funciona:
Atende aos princípios da BNCC sobre respeito às diferenças e garante que todos os alunos se sintam parte do jogo.
3. Lutas na escola
Unidade temática: Lutas
-
Objetivo da aula: desenvolver noções de espaço, autocontrole e disciplina.
-
Atividade prática:
-
“Deslocamento de equilíbrio”: em duplas, os alunos tentam tirar o outro de um círculo desenhado no chão, sem empurrões violentos.
-
Cada rodada traz uma variação, como deslocar usando apenas uma perna.
-
💡 Por que funciona:
É seguro, fácil de aplicar e ajuda os alunos a entenderem conceitos básicos de lutas, sem a necessidade de equipamentos caros.
4. Dança e expressão corporal
Unidade temática: Dança
-
Objetivo da aula: estimular criatividade, ritmo e expressão corporal.
-
Atividade prática:
-
Cada grupo cria uma sequência de movimentos para uma música, explorando ritmo, espaço e coordenação.
-
Depois, apresentam para a turma, trabalhando também comunicação e confiança.
-
💡 Por que funciona:
Estimula a autoexpressão, algo muito valorizado na BNCC, além de ser uma atividade envolvente para os alunos.
Como simplificar todo esse processo
Ter ideias de aulas alinhadas à BNCC não precisa ser um desafio diário.
Com o Desvendando a BNCC na Educação Física, você tem acesso a:
-
📘 Planos de aula prontos e planejamento anual
-
📘 Unidades temáticas completas, com atividades que já funcionam na prática
-
📘 Documentos essenciais para comprovar seu alinhamento à BNCC
-
🎥 Mais de 900 vídeos com exercícios e jogos para suas aulas
É um curso feito de professor para professor, pensado para facilitar seu dia a dia e te dar segurança no planejamento.
Clique aqui e conheça agora: Desvendando a BNCC na Educação Física
Espero que você tenha gostado desse texto, específico para a atuação com a BNCC na Escola. Tenho algumas dicas para te dar:
Conheça a COLEÇÃO Educação Fisica Escolar na BNCC - Unidades Temáticas
Conheça a Coleção Planejando na Educação Física - 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Aproveita e segue no Instagram!
Receba nossos links no Telegram e no Whatsapp .
0 Comentários